Discussão sobre Produtos NI

cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Análise de vibração de um motor a partir de Arduino e identificação de falhas

Olá a todos. Sou novato no mundo do LabVIEW, por isso gostaria de uma ajuda de vocês. Tenho em minha faculdade o LabVIEW 2010.

Estou realizando meu projeto de final de curso e tenho como objetivo identificar falhas em um motor a partir da vibração medida com um acelerômetro. Para explicar melhor meu objetivo, separei ele em três problemáticas:

- Aquisição de dados:

O primeiro passo é realizar a aquisição dos dados provindos do sensor. Visando baixos custos, opitei por usar o conjunto Arduino + Sensor ADXL345. Porém tive dificuldades em utilizar o protocolo I2C com o LabVIEW usando o LIFA (LabVIEW Interface for Arduino). Acabei optando por utilizar o próprio Arduino para medir a vibração e usar o VISA do LabVIEW para realizar a aquisição de dados. Para isso utilizei o VI em anexo que encontrei na internet. ele funciona muito bem, mas gostaria de utilizá-lo como Sub-VI em outro VI, já que o acelerômetro tem três medidas (X, Y e Z) e estou tendo dificuldades para isso, graças ao White Loop. Tirando o White Loop e os Switches, não consegui fazer dados saírem para outro VI, alguém pode me dar uma luz?

- Tratamento dos dados:

Antes de identificar o erro, gostaria de aplicar uma transformada de fourier nos dados que estão entrando (x, y e z) a fim de gerar um gráfico no fomínio da frequência. Alguém tem um exemplo de uso do bloco de transformada de Fourier no LabVIEW para eu estudar? Outras dicas são muito bem vindas.

- Comparação dos dados:

O último passo é usar alguma técnica de comparação de dados (como o Comparison Express) para comparar a vibração do motor com dados previamente armazenados em um arquivo de texto ou planilha, com a finalidade do LabVIEW identificar por conta própria qual é a falha presente no motor. Porém tive dificuldades em usar um arquivo como Input no Comparison Express, alguém já fez isso antes?

--------------

Enfim, agradeço antecipadamente qualquer ajuda que receber. Como sou novo no LabVIEW, estou tendo várias dificuldades, mas espero conseguir atingir meus objetivos. Lembrando que estou com o LabVIEW 2010, se vocês puderem compartilhar VIs compatíveis vão me ajudar muito.

0 Kudos
Mensagem 1 de 3
49.480Exibições

Bom dia otaconlink. Tudo bem?

Aquisição de dados:

Gostaria de saber o que você gostaria de modificar no programa, são os dados de vibração?

Comparação de dados:

Você pode utilizar a estrutura de caso.

Alguns exemplos de comparação de dados:

https://forums.ni.com/t5/Example-Code/Compare-1D-Arrays-in-LabVIEW/ta-p/3516508

https://forums.ni.com/t5/NI-Circuit-Design-Community-Blog/How-to-Create-a-LabVIEW-Based-Virtual-Inst...

Atenciosamente.

Erick Yamamoto
Application Engineer
National Instruments Brazil

Visite a nossa comunidade em PORTUGUÊS!!!

Certified-LabVIEW-Associate-Dev Smiley face
Mensagem 2 de 3
49.474Exibições

Obrigado pelos links, esturarei eles mais tarde.

Quanto a aquisição de dados, o VI que anexei captura a variável X, eu preciso de capturar Y e Z também, usando o mesmo método.

O que eu quero fazer é adaptar aquele código para utilizá-lo como um Sub-VI em outro VI, servindo apenas para fornecer para o outro VI a medida de vibração que está capturando.

0 Kudos
Mensagem 3 de 3
49.471Exibições