em 01-18-2015 03:11 PM
Boa tarde!
Meu programa é da seguinte forma: você insere o tempo que você quer na caixa de mensagem e depois aperta o botão para iniciar o programa.
Porém, eu quero que o botão seja desligado automaticamente depois que passe o tempo, só que não sei fazer isso. Como posso fazer ?
Obrigado!
Solucionado! Ir para Solução.
em 01-21-2015 12:58 PM
Olá rdgsnm,
Eu não consegui entender direito o que você está tentando fazer. Você podria postar aqui o seu VI e explicar mais detalhadamente como funciona sua aplicação??
Ficarei feliz em ajudá-lo.
Atenciosamente.
em 01-21-2015 06:07 PM
Olá!
Eu estou trabalhando com o seguinte:
Uso o labview para fazer o controle de uma bomba peristáltica. Só que, quero que essa bomba funciona apenas por um tempo que eu vou definir no meu painel frontal.
Então, vamos supor, eu inicio meu VI, coloco o meu tempo desejado e aperto o botão "timer". Ao fazer isso, a bomba será iniciada e ficará bombeando meu fluido. Só que eu quero que o botão "timer" seja desligado quando chegar ao tempo que eu pré-defini.
Imagine como se fosse um disjuntor, ele fica ligado até uma corrente, de por exemplo 30A, se passar disso, ele desliga automaticamente.
E é isso que quero fazer, seleciono o tempo e aperto o botão para acionar a bomba. Passado o tempo, quero que o botão desligue automaticamente e portanto a bomba pare.
Era isso!
Obrigado!
em
01-22-2015
07:17 AM
- editado pela última vez em
11-14-2024
03:42 PM
por
Content Cleaner
Olá rdgsnm,
Bom, se você quiser controlar programaticamente o estado do botão, você poderia usar uma Variável Local ou Property Node. No caso das variáveis Locais de controles booleanos (caso do botão) você deve se atentar a ação mecânica dos botões (ações latch não são compatíveis com variáveis locais)
Você está usando algum padrão de projeto para estruturar o seu código? Caso você não esteja fazendo isso, pode acabar encontrando dificuldades para usá-los.
Eu sugiro que você utilize o padrão de máquina de estados com uma estrutura de eventos para gerenciar o eventos (no caso do seu programa, o aperto dos botões).
Eu fiz um código de exemplo de como você poderia aplicar esse padrão de projeto no seu projeto. Dá uma olhada nesse diagrama aqui embaixo, ele representa uma estrutura de uma máquina de estados:
Abra o código anexo para ver o funcionamento e leia a documentação para entender a estrutura. Estou certo de que isso vai te ajudar.
Atenciosamente.
em 01-25-2015 01:07 PM
Olá!
A versão que utilizo é 12.
Você pode fazer a conversão ?
em 01-26-2015 05:43 AM
Bom Dia!
Claro, anexei a versão compatível com o LabVIEW 2012
Atenciosamente
em 01-26-2015 05:59 AM
Olá amigo
Aproveitado esse tópico perguntando uma outra questão basica (postei aqui porque não consegui abrir um post novo):
-Processar três loops com tempos diferentes e ter um unico botão stop para a vi.
Segue anexo uma vi que exemplifica o problema do meu projeto.
Obrigado,
Alexandre
em 01-26-2015 06:18 AM
em 01-26-2015 08:57 PM
Olá !!
Obrigado por compartilhar o código.
Eu testei aqui e fez exatamente o que eu queria !
Porém, admito que estou tendo dificuldades para entender o que está acontecendo no programa, mesmo você tendo me enviado a documentação rsrs
em
01-27-2015
06:14 AM
- editado pela última vez em
11-14-2024
03:43 PM
por
Content Cleaner
Bom Dia!!
Pouuutsss!!! Bom, pelo menos estamos com meio caminho andado. hahahaha!! Que bom que o exemplo te serviu.
Cara, eu poderia ter feito um código sem usar a máquina de estados, mas estaria fazendo de um jeito errado, que poderia te servir hoje e amanhã estragar seu projeto todo. Os padrões de projeto servem justamente para que, através de uma estrutura conhecida, consigamos resolver diversos problemas de software.
A máquina de estados, por exemplo, é um padrão muito utilizado para programação de sequências que precisam ser flexíveis. Por exemplo, se você codifica uma sequência de quatro passos ( 1 - 2 - 3 - 4) de modo rígido, seu código é forçado sempre a executar a sequencia em uma única ordem. No entanto, pode ser que você necessite também uma sequência que repete passos (1 - 1 - 2 - 4) ou até mesmo uma que execute mais vezes (4 - 3 - 2 - 4 - 4 - 2 - 1 ). E para isso é importante ter uma estrutura que consiga lidar bem com isso.
Alguns exemplos de aplicação de máquina de estados são as máquinas de refrigerante, caixa eletrônico, máquina de café, etc...
O LabVIEW é uma ferramenta muito poderosa, mas antes de ir pros finalmentes codificando, tem que dar uma estudada. Não tem pra onde fugir, mas estou certo que você vai curtir.
Então, bons estudos!! =D