em
11-05-2015
09:45 AM
- editado pela última vez em
08-12-2021
02:51 PM
por
NIadmin
Por favor. Alguém pode informar se o NI 6009 pode ser utiizado com Arduino UNO ?.
em
11-09-2015
06:12 AM
- editado pela última vez em
02-27-2024
09:33 AM
por
migration-bot
Olá Mizunosan,
O NI 6009 é um dispositivo de aquisição de dados que adquire sinais de tensão no range de -10 V a +10 V, além de possuir 8 linhas de I/O digitais TTL de + 5 V, uma entrada contador que pode ser utilizado para contagem de bordas de descida e duas saídas analógicas capazes de gerar sinais contínuos de 0V a 5 V.
Então você pode utilizar o NI-6009 junto com o Arduino UNO, caso você forneça mais informações sobre o que você quer fazer poderemos dar orientações mais especificas.
https://www.ni.com/en-us/support/model.usb-6009.html
Atenciosamente,
em 11-09-2015 06:58 AM
Abel,
Obrigado pelo atendimento.
É para um trabalho de faculdade. O projeto é coletar dados de tensão AC e corrente AC pelo NI 6009. E enviar para o Arduino UNO processar o cálculo da defasagem de atraso ou adiantamento das fases dependendo da carga a ser simulada.
Dúvidas : 1)Como posso interligar as comumicações de dados. 2)Existe biblioteca do NI 6009 para Arduino?
em 11-09-2015 07:41 AM
Mizunosan,
Eu realmente posso trabalhar com o arduino e a NI-6009 em conjunto, porém eu não posso ter o Arduino controlando a NI-6009.
A NI-6009 é um dispositivo de aquisição de dados USB cujo o objetivo é transformar o seu computador em um sistema de medição. Desta forma você utilizará o computador para adquirir os dados. Além disso, a NI-6009 precisa de um sistema operacional para trabalhar, o que o Arduino não possui. A NI-6009 pode ser utilizada com Windows utilizando o driver "NI-DAQmx" e com Linux e Mac utilizando o driver "NI-DAQmx Base".
1) Para comunicar os dados da NI-6009 com o arduino você terá que utilizar o computador como ponte entre os dois dispositivos.
2)Não existe biblioteca do NI-6009 para arduino.
O arduino é utilizado em conjunto com um dispositivo de aquisição de dados quando precisamos fazer uma tradução de sinal para ser adquirido pelo dispositivo de aquisição de dados, mas na maioria dos casos o arduino é utilizado como o próprio dispositivo de aquisição de dados, não sendo utilizado nenhum outro dispositivo DAQ, como por exemplo o NI-6009.
Com relação ao seu projeto, como você deseja medir a defasagem entre a tensão e a corrente, não é recomendado a utilização da NI USB-6009, pois este dispositivo tem apenas um conversor AD multiplexado entre os canais, desta forma você teria um erro no calculo da defasagem que seria o tempo de multiplexação do dispositivo DAQ. Para medir a defasagem o ideal é utilizar um dispsositivo de aquisição que faça aquisição simultânea, pois dispositivos deste tipo possuem um conversor AD para cada canal de forma que a aquisição dos dois canais podem ser realizadas de forma sincrona.
Atenciosamente,