em
07-21-2016
06:27 PM
- editado pela última vez em
08-12-2021
02:51 PM
por
NIadmin
Estou desenvolvendo um projeto no qual vou fazer acionamento de um relè que poderá ser comandado tanto pelo LabVIEW como pelo Arduino, mas sempre passando a informação pelo Arduino, também receberei uma informação do Arduino para o LabView.
Minha pergunta é:
A melhor maneira é eu conectar o Arduino pela USB e utilizar o Toolkit, ou devo (se é que é possível) utilizar os pinos de entrada e saída do próprio Arduino, e conectar no DAQ através do SCC-68?
Lembrando que existirá uma programação no Arduino, controlando o projeto, em paralelo como LabVIEW.
Grato.
Felipe Bahia
em 08-02-2016 04:02 PM
Boa Tarde Felipe, como vai?
Eu não consegui entender bem o que você precisa. Você poderia me dar uma explicação mais abrangente de sua aplicação?
Se possível, inclua diagramas e desenhos para que eu possa entender e te ajudar da uma maneira melhor.
Atenciosamente.
em 08-03-2016 07:52 AM
Então Felipe.
Estou projetando um equipamento que vai utilizar tanto Arduino com Display LCD Touch como LabVIEW com DAQ.
O start da máquina (solenóide) poderá ser realizado tanto pelo arduino como pelo labview (desde que este esteja conectado, pois o fincionamento pode se dar apenas com uso do arduino, porém com informações limitadas). Para esse acionamento, eu não sei se seria melhor eu enviar o sinal do LabVIEW pela USB ou pelo DAQ para um pino do Arduino.
Para o Encoder absoluto, também não sei se seria melhor o envio dos dados o DAQ através do Arduino, ou tirar um paralelo do encoder para o DAQ e para o Arduino.
O acelerômetro será conectado somente no DAQ, e o inclinômetro somente no arduino.
Espero ter explanado melhor, qualquer coisa me pergunte.
Grato desde já.
Felipe Bahia
em 08-03-2016 02:34 PM
fsgbahia escreveu:
O start da máquina (solenóide) poderá ser realizado tanto pelo arduino como pelo labview (desde que este esteja conectado, pois o fincionamento pode se dar apenas com uso do arduino, porém com informações limitadas). Para esse acionamento, eu não sei se seria melhor eu enviar o sinal do LabVIEW pela USB ou pelo DAQ para um pino do Arduino.
Vou tentar ir por partes, ok?
Bom, pelo que eu entendi, o Arduino será um componente acoplado ao seu sistema, enquanto a placa DAQ poderá ser opcionalmenteadicionada ao sistema, certo? Desse modo, eu entendo que o Arduino deverá sempre saber estado de acionamento do seu equipamento, para mostrar no LCD, por exemplo.
Pensando assim, se olharmos só para o Arduino em um primeiro momento, você deveria fazer utilizar pinos digitais distintos para acionar o relé e para ler seu estado de acionamento. Assim, você garantiria que o Arduino saiba realmente quando o relé está acionado.
No caso de adicionar o acionamento pelo DAQ também ao sistema, eu acredito que uma solução bem simples, e até mais confiável, seria colocar uma porta lógica OR entre os sinais do Arduino e da placa. Isso pode ser feito com um CI DIP de portas lógicas OR. Você também pode usar o mesmo sinal de leitura do estado de acionamento do Relé, para levar a informação para o LabVIEW através da placa DAQ. A figura abaixo mostra um esboço dessas conexões.
fsgbahia escreveu:
Para o Encoder absoluto, também não sei se seria melhor o envio dos dados o DAQ através do Arduino, ou tirar um paralelo do encoder para o DAQ e para o Arduino.
Você vai precisar ler o encoder nos dois?
fsgbahia escreveu:
O acelerômetro será conectado somente no DAQ, e o inclinômetro somente no arduino.
Qual o motivo de colocar sensores no Arduino e sensores no DAQ? Por que não tudo no DAQ ou tudo no Arduino?
Atenciosamente,
em 08-03-2016 02:56 PM
O Encoder será sim utilizado nos dois.
O arduino será utilizado para uma análise mais simples, sem gráfico, e apresentará apenas uma parte dos cálculos, e no labview, a análise completa, assim poderemos fazer os estudos com e sem uso do PC no local.
em 08-04-2016 11:05 AM
Entendo,
Bom,você poderia usar um encoder splitter para ligar o sinal de seu encoder nas duas placas. Se não puder fazer assim, aí é melhor colocar o encoder no Arduino, pois este terá sempre que ler o encoder, independentemente do LabVIEW.
No entanto, nesta última opção você terá que ter um pouco mais de trabalho (no ponto de vista do software) fazer o Arduino enviar o sinal do encoder para o LabVIEW pela serial.
A opção do splitter me parece mais simples e rápida de fazer.
Atenciosamente,
em 08-04-2016 11:31 AM
Neste caso, acho que será mais viável utilizar o encode no arduino. E como vou precisar enviar outras inforações do labview para arduino e vice-versa, já envio tudo pela serial, sem ter que passar pelo DAQ.
em 08-05-2016 08:04 AM
Sim! Na verdade o melhor seria, na minha opinião, se você pudesse concentrar toda a aquisição em um Hardware só! Poderia ser um Hardware embarcado (como o sbRIO ou o myRIO) ou um sistema microcontrolado com um DSP ou FPGA capaz de adquirir o acelerômetro (que vejo como principal motivo de você ter que usar a placa DAQ). Assim, o seu sistema ficaria completamente autônomo (mesmo que as análises sejam mais simples quando não tiver a interface do LabVIEW) e você só teria o PC como uma interface para mostrar o painel frontal.
Mas eu entendo que as vezes temos que fazer o melhor com o que temos no momento. =//.
De qualquer modo, se precisar, estamos aí!
em 08-05-2016 08:14 AM
Exatamente, como é um projeto interno da faculdade, temos que utilizar o que temos disponível.
Muito grato pela ajuda.
Att.
Felipe Bahia