Signal Conditioning

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

dc measurement

Hello my friends, sorry me if I´m openning a new topic but I can´t find a direct solution to my problem.

I need to do a direct volt. measurement of a sensor, (LM35), that send signals from any negative values to 1.5 volts to a BNC2120, on a DAQ CARD pci6024E.

I use Labview 6.1 on the assistant I read the right value of voltage.But at the VI i think i´m not using the right block, because it doesn´t show the right value.

Help me please. rs I´m using the analog input channel. and using the ground refrence of the Sensor.

IC-LM35Z.jpg

0 Kudos
Message 1 of 14
(9,117 Views)

Hello,

Could you please explain better your problem (you can explain in portuguese if you want)?

I'm sending to you a link with a solution for a problem similar to yours.

http://forums.ni.com/ni/board/message?board.id=250&message.id=39418&requireLogin=False

Let me know if you have any question.

Thanks.

Best Regards

Luciano Borges
Test Development Engineer
Message 2 of 14
(9,072 Views)

Caro Luciano, muito obrigado pela atenção.

Minha principal dúvida é sobre aquisição de dados.

Meu projeto se resume em obter sinais de tensão e resistência, para uma câmara climática, eu controlo a temperatura e a umidade interna dela.

A tensão eu obtenho através de um sensor LM35 com ranges positivos e negativos.

E resistência controla a umidade, é um método chamado tabela de diferença de bulbo seco e bulbo umido, dois PT100 um seco e outo umido. e a diferença deles é a umidade.

Mas dai tenho o seguinte problema, quando faço a aquisição do sinal de tensão do LM35 no Measurement Explorer mostra a tensão correta, mas qndo uso o codigo no diagrama de bloco nao da certo, os valores ficam flutuando muito e nao da o valor correto.

Este é meu problema, um professor me disseque eu deveria padronizar o sinal de saida, pois o sensor joga no máximo 1.5v e então deveria padronizar o sinal para um range ai de 0 a 5v ou ate mesmo outra faixa de valores. Isto para que o sinal esteja dentro das normas IEEE ...

Dai eu usaria circuitos amplificadores. Mas ainda nao cheguei a projetar os circuitos.

Bom, realmente há a necessidade de se padronizar o sinal? ou eu fiz algo errado no labview? uso a versão 6.1 em conjunto com a PCI6024E e um modulo BNC2120.

Grato pela atenção!

0 Kudos
Message 3 of 14
(9,063 Views)

Como você montou o seu código em LabVIEW?

Você pode envia-lo por favor para que eu possa tentar te ajudar?

Por favor descreva o que o seu código faz. E se puder enviar apenas a parte da aquisição, ficará mais fácil 

Obrigado.

Atenciosamente,

Luciano Borges

Luciano Borges
0 Kudos
Message 4 of 14
(9,053 Views)

Luciano, infelizmente não tenho como lhe enviar o código. Estou em viagem e aproveitei para responder ao tópico. Mas usei uma rotina simples de AI One Read. configurei o canal como AI0.

Mas bem, infelizmente preciso lhe enviar o código, mas somente para confirmar, sabe se eu precisaria realmente padronizar o sinal ou não é necessário.?

0 Kudos
Message 5 of 14
(9,040 Views)

Arthur, o que seria esta padronização? Você pode descrever melhor para mim?

Quanto à aquisição, o que ocorre? São exibidos valores incorretos, ou existe muita variação? Esta variação que ocorre é muito grande (os valores variam pouco ou muito)?

Você poderia diminuir a taxa de aquisição por exemplo. Uma vez que temperatura é uma unidade de medida que não costuma variar bruscamente com o tempo, você pode adquirir menos pontos em intervalos maiores de tempo e desta forma você terá uma variação menor em seu sinal. Muitas vezes esta variação muito grande é causada porque são lidos muitos pontos em intervalos pequenos de tempo.

Qualquer dúvida por favor entre em contato.

Obrigado.

Atenciosamente,

Luciano Borges

National Instruments Brazil

Luciano Borges
0 Kudos
Message 6 of 14
(9,001 Views)

Certo, Luciano desculpe pela confusão na hora de explicar, padronizar seria adequar o sinal de saida do sensor para um nível que é o padrão internacional da Instituição IEEE, quais níveis são estes? ceja a tabela abaixo:

Existem dois tipos de sensores, os padrões e os não padrões.

Sensores padrões fornecem em sua saida sinais de tensão ou corrente ou resistencia entre,

- 0~5V

-1~10V

-4~20ma

-0~100ohms

Sensores não padrões.

-Fora destes ranges de medida.

Isto ai é o básico, como o LM35 não é um sensor padrão, teria de mudar a escala dele com circuitos eletronicos.

Mas oque eu gostaria de saber é se para fazer a medição dele corretamente eu deveria padroniza-lo ou o modulo BNC2120 faz a leitura do sinal de saida dele do jeito que ele está, (de acordo com as confugurações dadas no datasheet do sensor).

Oque aconteceu de estranho foi o seguinte, por exemplo, medindo em uma sala a temperatura de 20ºC, teria que estar tendo 200mv porém ao inves de aparecer isto, estava no mesmo instante

1.5v

0.1v

0.45v

0.8v

Coisas deste tipo, valores absurdos e muito diferentes do normal, isto no programa, pois com o multimetro dava certo a medição.

Eu usei um cabo de osciloscopio, pluguei uma ponta no sensor e a outra ponta no terra do sensor.

Fiz certo?

0 Kudos
Message 7 of 14
(8,973 Views)

Olá Arthur,

A princípio não é necessário padronizar o sinal. Você pode realizar a aquisição normalmente mesmo sem efetuar esta padronização.

É estranho você realizar medições corretas no MAX e elas ficarem tão diferentes no LabVIEW. As medições obtidas pelo MAX devem ser as mesmas exibidas no LabVIEW.

O LM35 dá uma resposta em tensão que para exibir a temperatura correta precisa de uma escala de conversão. Você está usando alguma escala de conversão? Você criou alguma escala de conversão no MAX?

Envio a você um documento que dá algumas dicas de como resolver alguns problemas ao utilizar o sensor LM35 com placas de aquisição da National Instruments.

Este documento mostra como realizar a conexão do tipo RSE em placas USB, mas seria o mesmo para a sua placa PCI.

Caso o problema permaneça ou caso reste alguma dúvida por favor me contate.

Obrigado.

Atenciosamente,

Message Edited by Lucianogob on 01-07-2010 11:47 AM
Luciano Borges
0 Kudos
Message 8 of 14
(8,954 Views)

Bom, mais tranquilo em saber que não preciso fazer esta padronização.

Pois bem, a única e simples forma de escala do sinal seria multiplica-lo por 100. dai temos a temperatura em graus.

Bom, amanhã irei testar novamente de acordo com o documento que você enviou, ( desceve o modo diferencial), eu havia tentado no modo "Ground Reference".

Mas não sei se esta correto, então, vou ver se consigo desenhar um esquema elétrico aqui que você possa ver se estou ligando corretamente.

0 Kudos
Message 9 of 14
(8,939 Views)

Bom Dia,

Estou com um problema no software que estou implementando para controlar temperatura no interior de uma camara climatica, e gostaria de saber se vc poderia me ajudar.

usei o modulo BNC 2120 da national.

o problema é o seguinte, na hora que eu dou STOP no programa gostaria que zerasse todas as saidas, e isso não está acontecendo, o programa para de fazer o controle mas a saida fica no estado anterior(ligado).

estou anexando o software pra vc dar uma olhada.

obrigado.

0 Kudos
Message 10 of 14
(8,434 Views)