LabVIEW

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Problema de Conexão com Indicador Digital de Deslocamento via LabVIEW e MAX

Solved!
Go to solution

Olá a todos,

Estou enfrentando um problema com a conexão de um indicador digital de deslocamento ao LabVIEW e ao Measurement & Automation Explorer (MAX). Já estou tentando resolver esse problema há quase um mês, sem sucesso. Espero que alguém aqui possa me ajudar.

Descrição do Problema:

Estou usando um indicador digital de deslocamento que fica conectado a um sensor e deveria simplesmente repassar a informação. No entanto, não consigo acessá-lo pelo LabVIEW, e ele também não aparece no MAX. O que torna tudo mais complicado é que o indicador não fica visível no Gerenciador de Dispositivos, aparecendo apenas a entrada COM3 gerada pelo adaptador.

Configuração Atual:
- Indicador Digital de Deslocamento (com conector VGA)
- Adaptador Serial USB Conversor RS232 CH340
- Porta COM3 visível no Gerenciador de Dispositivos
- LabVIEW e MAX instalados e configurados

Informações Adicionais:
- O indicador digital teoricamente está funcionando, pois já foi usado anteriormente em um projeto similar.
- O manual do indicador está anexado a este post para referência (inclui um driver, mas estou ajustando-o para minhas necessidades atuais).

Passos Tentados:
1. Verifiquei as conexões físicas e substituí cabos/adaptadores.
2. Instalei/reinstalei drivers para o adaptador USB-Serial.
3. Configurei a porta COM no Gerenciador de Dispositivos.
4. Tentei acessar a porta COM pelo VISA no LabVIEW, mas sem sucesso.
5. Fiz testes básicos de comunicação serial com outros dispositivos, e tudo funcionou corretamente.

Perguntas:
1. Alguém já teve experiência com esse tipo de indicador digital de deslocamento?
2. Existe alguma configuração específica no LabVIEW ou no MAX que devo verificar?
3. Alguma dica sobre como garantir que o dispositivo seja reconhecido pelo MAX e pelo LabVIEW?

Agradeço desde já qualquer ajuda ou sugestão que possam oferecer!

PS: Ainda sou iniciante e não tenho muita experiência com o VISA no LabVIEW.

0 Kudos
Message 1 of 21
(678 Views)

Ola MarcusP.

Acho vc nao anexou do manual do indicador. Voce poderia anexar tb o codigo que vc fez ate agora ? Salve pra versao 2020 por favor. 

Vc ja tentou usaro NI Visa Interactive Control ? Com ele vc pode mandar comands/ler responstas sem precisar programar com labview. Eh uma ferramenta boa pra fazer um troubleshoot basico inicial. 

0 Kudos
Message 2 of 21
(656 Views)

eu esqueci de anexar o manual 

0 Kudos
Message 3 of 21
(654 Views)

Ola MarcusP

Como vc conectou a porta serial no Indicador ? O manual nao tem nenhuma informacao do protocolo de comunicacao, vc vai precisar do protocolo pra saber quais comandos mandar / receber do indicador. 

O manual tem uma tela de um software de configuracao, que parace que foi feita com LabVIEW. 

Vc tem como entrar em contato com o representante do indicador ? Qual a marca e modelo ? 

0 Kudos
Message 4 of 21
(651 Views)

Olá, LVNinja!

Posso até enviar o código que desenvolvi, mas como ele não estava conectando, acabei prosseguindo com o projeto utilizando um sinal simulado. Portanto, não tenho certeza se isso ajudaria muito, especialmente considerando que usei o DAQmx para gerar o sinal simulado.

Pelo que entendi, para usar o código corretamente, eu precisarei do VISA. Durante o teste, utilizei o exemplo de hardware Input e Output -> Serial -> Continuous Serial Write and Read.vi, entre outros.

Espero que isso ajude!

0 Kudos
Message 5 of 21
(650 Views)

Olá, LVNinja!

Utilizei um adaptador de VGA para USB para conectar o dispositivo. A tela que você viu foi criada usando LabVIEW, mas não consigo descobrir como foi feita exatamente, pois é algo antigo que estava sendo usado aqui há bastante tempo. Atualmente, essa configuração não atende mais ao propósito, então pediram para eu fazer uma mudança. Vale lembrar que, até um mês atrás, eu nem sabia o que era LabVIEW.

0 Kudos
Message 6 of 21
(631 Views)

Ola

Pra vc se comunicar com o indicador, vc precisa saber o "protocolo de comunicacao", eh uma descricao dos comandos pra enviar e receber do indicador. 

Como voce connectou o dispositivo com o adaptador VGA/USB? 

0 Kudos
Message 7 of 21
(624 Views)

Opa

Eu não tenho esse protocolo, como eu poderia descobrir ?
Acho que voce entendeu errado, o dispositivo t conectado ao indicador, e o indicador está conectado no computador 

0 Kudos
Message 8 of 21
(611 Views)

vc tem que pedir o protocolo pro fabricante do indicador. 

Minha pergunta eh como o indicador esta conectado no Computador ? eh por um connector serial RS -232 ? Como voce conectou os pinos do indicador com o connector do conversor RS232 CH340 ?

LVNinja_0-1722536072189.png

0 Kudos
Message 9 of 21
(582 Views)

Opa 

Então eu tive que mandar uma imagem, pois não dá pra explicar apenas com falas, então é o seguinte na imagem eu coloquei a chave de fenda no fio do equipamento( o medidor de distancia) que é o fio de baixo 

e tem o fio de cima que é oque está conectado em um fio vga, que eu tive que trazer um adaptador pra conectar no computador , de forma geral não tem engate rápido, como eu disse isso é antigo, funciona, mas é antigo 

0 Kudos
Message 10 of 21
(576 Views)